segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VOCÊ JÁ VIU ISTO NO GLOBO RURAL?

Bahia produz 300 mil dúzias de flores tropicais e subtropicais por ano PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Outubro de 2010 12:23

CAPA_FOTO_1_Foto_Gleilson_MirandaO sul da Bahia é conhecido como grande produtor de cacau, mas, também é uma região rica em matas verdes e preservadas. Com isso a atividade de floricultura na região se caracteriza como um agronegócio promissor, a partir de 2001, o setor veio se destacando como importante alternativa de trabalho e renda para a população, tornando-se a mais nova alternativa econômica e produtiva na agricultura baiana.
A produção de flores e plantas ornamentais se desenvolve em diversas regiões do estado, e há uma grande diversidade de espécies cultivadas. Um bom exemplo é a Fazenda Liberdade, localizada na cidade de Uruçuca, no sul da Bahia, com 16 hectares plantados e mais de 80 variedades, é considerada a segunda maior produtora de flores tropicais do estado.

De acordo com o produtor Helvécio Starling, a produção de flores foi uma alternativa para superar a crise do cacau provocada pela vassoura de bruxa: “No ano de 2000, eu já convencido que não havia uma solução imediata para o cacau, busquei várias alternativas e entre elas a última que eu busquei foi o plantio de flores tropicais”.
O processo de produção, cultivo e manutenção na Fazenda Liberdade é acompanhado de perto por Helvécio Starling, o que é a garantia da boa produção e o segredo para a qualidade das flores: “O negócio é igual a qualquer outro, apenas tem que ter dedicação exclusiva, porque se não houver, dificilmente terá um bom resultado”, afirma.
A colheita das flores é manual e já foi inserido um novo segmento na fazenda que é a comercialização de mudas ornamentais para paisagismo, o que vem aumentando a procura do mercado consumidor nacional e até internacional, alavancando assim o mercado interno e caracterizando-se como importante diferencial estratégico e mercadológico para a região.
Produção na Bahia
O estado da Bahia produz cerca de 300 mil dúzias de flores tropicais e subtropicais por ano, movimentando mais de R$ 3 milhões/ano, além de plantas ornamentais e folhagens produzidas em aproximadamente 50 municípios baianos. O volume comercializado no estado ultrapassa R$ 15 milhões/ano no atacado, o que significa que a participação das flores no mercado gira em torno de 20%, de acordo com a estimativa da Seagri.

Assista esta matéria da TV Mercado na íntegra através do link:
http://www.mercadodocacau.com.br/index.php?menu=videos&id=123&tipo=3
Fonte: Mercado do Cacau
www.mercadodocacau.com.br
Última atualização em Qui, 28 de Outubro de 2010 12:28
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário